Charles Spurgeon (Lições aos Meus Alunos - Vol. 1, 2 e 3)
Hume, por exemplo, Bolingbroke e Voltaire eram grandes em talento, senão em caráter. Mas onde achar agora um Hobbes ou um Gibbon? Os que agora duvidam geralmente têm dúvidas porque não se preocupam nada com a verdade. São indiferentes de todo. O ceticismo moderno está jogando e brincando com a verdade; e usa o "pensamento moderno" como diversão, como as damas usam o jogo de croqué ou o de flechas ao alvo. Esta época não é nada menos que uma época de modas femininas, de bonecas e de comédia. Mesmo gente boa não crê integralmente, como seus pais costumavam crer. Até entre os não conformistas há alguns que estão vergonhosamente frouxos em suas convicções.
(Lições aos Meus Alunos - Volume 1)
Um notável exemplo de um bom sermão firmado numa base forçada e injustificável, é o de Everard, em seu Gospel Treasury (Tesouro do Evangelho). No discurso sobre Josué 15:16-17, onde as palavras são estas: "E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Séfer, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher. Tomou-a pois Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; e deu-lhe a sua filha por mulher"; aqui o curso da elocução do pregador se baseia na tradução dos nomes próprios hebraicos, de maneira que ele propicia esta leitura: "Um bom coração disse: Quem ferir a cidade das letras, e a tomar, lhe darei a ruptura do véu. E Otniel viu nisso o tempo próprio ou a oportunidade de Deus, e se casou com Acsa, isto é, desfrutou a ruptura do véu, pelo que teve a bênção das fontes superiores e das fontes inferiores". Não haveria outro método para mostrar que devemos procurar o sentido interno da Escritura, e não ficar nas meras palavras, ou na letra do Livro?
(Lições aos Meus Alunos - Volume 2)
Talvez não nos seja prudente tentar fazer os nossos sermões naturais e vividos no estilo em que o estranho e velho Matthew Wilks às vezes fazia; como em certa manhã de domingo, levou para o púlpito uma pequena caixa, abriu-a pouco depois, e exibiu à congregação uma diminuta balança, e depois, virando as páginas da Bíblia com grande deliberação, ergueu a balança e anunciou como texto do seu sermão: “Pesado foste na balança, e foste achado em falta”. Acho porém, que foi mais pueril que poderoso. Prefiro Matthew Wilks quando, noutra ocasião, pregando sobre o texto “Vede prudentemente como andais”, começou dizendo: “Vocês já viram um gato andando em cima de um muro forrado de cacos de vidro de garrafas quebradas? Se já, vocês têm uma precisa ilustração do que quer dizer a injunção “vede prudentemente como andais”.
(Lições aos Meus Alunos - Volume 3)


Comentários
Postar um comentário